11
ago

Tipos de Granito, Características e Composição

O Granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais, todavia sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores, dentre elas: avermelhada, rosada e creme-acinzentada; e a Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.

As cores de granito mais encontradas na natureza são as de tons cinzento e avermelhado, contudo encontram-se nas cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom. Além disso, os granitos podem apresentar minerais como: anfíbolas (hornblenda), piroxenas (augite e hiperstena), olivina, zircão, dentre outros.

Características do Granito

  • Rocha ígnea (formada pelo resfriamento de magma derretido);
  • Alto grau de dureza;
  • Cristalino;
  • Coloração variada.

História do Granito

O primeiro povo a extrair e utilizar o granito foram os egípcios e, posteriormente, os romanos. No Egito, a rocha era utilizada na construção de monumentos e túmulos faraônicos já que eles se preocupavam muito com a estética. Já na Idade Média, o granito passou a ser usado largamente nas casas e nas igrejas. Atualmente é muito utilizado na construção civil bem como para ornamentos e decoração de interiores.

Extração de Granito no Brasil

O Brasil é um dos principais produtores de granito e está entre os maiores exportadores do mundo. Cada estado brasileiro possui extração da rocha e dependendo do local, o granito varia de tonalidade. Assim, entre os tipos de granito mais valorizados do Brasil está o baiano, no qual as rochas são azuis (Azul-Bahia); enquanto em Minas Gerais são na cor lilás (Lilás-Gerais) e no estado de São Paulo, por sua vez, são verdes (verde-ubatuba).

Diferença entre o Granito e o Mármore

O granito é mais duro e resistente do que o mármore, uma vez que é composto basicamente de três minerais (mica, feldspato e quartzo), enquanto o mármore é formado por um mineral e calcita. Ademais, o granito não possui tantos veios, sendo menos poroso que o mármore. Em relação à coloração, o granito é mais mesclado e apresenta pontos pretos, enquanto o mármore possui uma cor mais uniforme. Uma maneira de identificar se a rocha é mármore ou granito é riscando a superfície: o mármore risca, enquanto o granito – devido a sua resistência – não pode ser riscado.

STONE BOUTIQUE :
Pisos de Granito, Granito Sao Gabriel, Marmoraria em São Paulo,Soleira de Granito, Granito em São Paulo, Balcão de Cozinha de Mármore, Pisos e Revestimentos em Mármore, Lavatório de Banheiro em Mármores, Lavatórios de Banheiro em Mármore, Instalação de Cozinha Americana de Mármore, Empresa Especializada em Polimento de Mármore, Soleira de Pedra1.Granito em Guarulhos, Marmoraria em Guarulhos, Marmoraria Entrega Rápida, Venda de Granito em Atacado, Venda de Mármore em Atacado, Cozinha Americana em Granito, Lavatório de Pedras em Geral, Marmoraria na Timóteo Penteado, Instalação de Piso de Mármore, Mármore para Móveis Planejados, Fornecedor de Granito em Atacado, Empresa Especializada em Granito, Instalação de Soleira de Pedra, Pisos e Revestimentos em Granito, Empresa Especializada em Mármore, Fornecedor de Granitos Importados, Empresa Especializada em Granitos, Fornecedor de Mármore em Atacado, Superfícies e Bancadas de Quartzo, Empresa Especializada em Silestone, Empresa Especializada em Mármores, Empresa de Instalação de Mármore, Manutenção de Mármore em Lareira, Bancadas de Mármore Pré Fabricadas, Mármore para Revestimentos Internos, Mão de Obra Especializada em Granito, Pia de Cozinha para Móveis Planejados, Mão de Obra Especializada em Mármore, Instalação de Mármore em Lavatório, Instalação de Mármore em Área Gourmet, Empresa Especializada em Pia de Silestone, Instalação de Ilha de Mármore em Cozinha, Empresa Especializada em Limpeza de Granito, Revestimentos de Banheiras de Hidromassagem, Empresa Especializada em Escada de Mármore, Empresa Especializada em Bancada de Mármore, Instalação de Pia de Mármore para Cozinha